sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ele Vem - Ministério Ouvir e Crer

Maná - A providência e o poder de Deus - (Ref.: Êxodo 16. 15)

Maná (Hebraico: מָ‏ן man) significa seiva de tamarisco. (foto anexa)

O nome maná é uma expressão hebraica, é uma interrogação  o que é isto? Pois os filhos de Israel não sabiam o que era.


E é assim que a providência e o poder de Deus se manifesta em nossas vidas, não sabemos o que é e nem como se sucede só sabemos que vem de Deus, não podemos questionar o poder de Deus.

O maná era como semente de coentro; era branco e tinha o sabor de mel e azeite fresco (Exodo 16.31 e Números 11.8-9).

Era moído, cozinhado, em panelas e dele fazia bolos.

Isto nos revela a sua atuação em nossas vidas, pois ele pode ser como uma semente que debaixo da terra do nosso coração pode brotar e se tornar uma árvore muito frutífera, de coentro pois tempera a parte insípida de nossa vida, branco porque ele traz clareza ao que está em oculto, com sabor de mel porque ele pode se manifestar de uma maneira doce e suave e de azeite fresco, o azeite se refere a unção, então o poder de Deus traz unção para nossas vidas.

O maná pode ser visto como a providência e o poder de Deus e de onde ele vem, o poder e providência de Deus vem do alto, não de homens nem de seus próprios esforço, não vem de demônios, ele vem do alto de Deus.

O povo poderia esperar que providência de Deus brotasse do chão ou até mesmo podiam esperar que os peixes saltassem da água, porém antes o povo teve que olhar para o alto. E é para lá que devemos estar olhando na hora da provação, na hora da necessidade na hora da fome e desespero espirituais, não devemos olhar para baixo nem para os lados e sim para o alto de onde vem o poder, devemos olhar para o alto de onde vem o poder de Deus, devemos olhar para cruz de Cristo de onde vem a nossa salvação, se repararmos o povo que viu Cristo crucificado, eles tiveram que olhar para cima, a nossa salvação vem de cima.

Nem devemos olhar para homens para podermos realizar a obra de Deus, devemos clamar ao dono da seara para que mande cefeiros.

Se percebermos para se obter o maná era necessário que o povo saísse ao redor do acampamento e recolher, pois havia um local e um horário para isto. Além disto, deveria preparar o maná.

Então chegamos a conclusão de que a provisão divina envolve a nossa participação, como foi preciso remover a pedra para que o morto Lázaro fosse ressuscitado e Marta foi exortada a crer e mandar que removessem a pedra para que visse a glória de Deus. Precisamos remover a pedra para que vejamos a glória de Deus, precisamos crer e segundo a palavra de Deus jogar a rede.

Hoje temos o verdadeiro Pão do céu, Jesus é o verdadeiro Pão do céu. (João 6. 31-35)

Devemos sempre estar comendo deste pão, pois ele traz vida ele nos dá força e nos sustenta, pois ele é o verbo que se fez carne, a palavra de Deus é o que nos alimenta (Deuteronômio 8. 3)

Êxodo 16. 12 e Mateus 6. 32

Deus sabe das nossas necessidades, não precisamos nos angustiar, não devemos murmurar, precisamos apenas crer e esperar quando não houver nada que possamos fazer, pois Deus manifestará o seu poder em nossas vidas.

Êxodo 16. 19 e 20 e Mateus 6. 11

Deus cuida de nós a cada dia, não devemos ficar receosos do dia de amanhã, devemos andar com Jesus dia após dia para que cada vez andemos com passos mais firmes e tendo a certeza que o mais Ele fará.

Elaborado por Luciano S. Brito