segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Davi, um homem segundo o coração de Deus

Leitura Bíblica para este estudo:


(I Samuel 13:13) - Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;


(I Samuel 13:14) - Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.


(Salmos 51:1) - TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.


(Salmos 51:4) - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.


(Salmos 51:10) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.


(Salmos 51:12) - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.


(Salmos 51:13) - Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.


Quem foi Davi?


Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus - em resumo, um dos maiores homens do AT. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus. Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas fraquezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração”


(Atos 13:22) - E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.


Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as conseqüências de seus pecados.


Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as conseqüências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram. Com freqüência parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as conseqüências resultantes deles. Quais mudanças seriam necessárias para que Deus encontrasse esse tipo de obediência em você?


Pontos fortes e êxito:


Maior rei de Israel.
Antepassado de Jesus.
Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.
Descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração.

Fraquezas e erros:

Adulterou com Bete-Seba.
Planejou o assassinato de Urias, marido de Bete-Seba.
Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo.
Não lidou decisivamente com o pecado de seus filhos.


Lições de vida:

A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles.


O perdão não remove as conseqüências do pecado.


Deus deseja a nossa total confiança e adoração.

Informações essenciais:


Local: Belém e Jerusalém
Ocupações: Pastor, músico, poeta, soldado e rei.
Familiares: Pai – Jessé; esposas – Mical, Ainoã, Abigail e Bate-Seba; filhos – Absalão, Amom, Adonias e Salomão; filhas – Tamar e outras; irmãos – sete.
Contemporâneos: Saul, Jônatas, Samuel e Natã.


Versículos-chave:


“Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor JEOVÁ, o disseste; e com a tua bênção será sempre bendita a casa de teu servo” (2 Sm 7.28,29).


Sua história encontra-se em 1 Samuel 16 a 1 Reis 2. Seu nome também é mencionado em Amós 6.5; Mateus 1.1,6; 22.43-45; Lucas 1.32; Atos 13.22; Romanos 1.3; Hebreus 11.32.


http://www.montesiao.pro.br/estudos/homem/davi.html

O Bom Perfume


Para a mulher que deseja ser o bom perfume de Cristo aqui nesta terra, colocarei alguns conselhos para que você exale na beleza da sua alma e na paz de seu espírito, por onde passar.


"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz." Isaías 43.18,19

Primeiro: Você não deve viver no passado, lembre-se que Deus é o restaurador, Ele já levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades, inclusive as que estão na alma.

Segundo: Não tenha medo! Seja confiante, acredite que você é capaz de conquistar o impossível, confie em Deus para ajudá-la a vencer suas dúvidas e receios.

Terceiro: Aprenda a usar sua fé diante das situações difíceis, o Senhor Jesus nos deu poder para pisar em serpentes e escorpiões.

Quarto: Procure orar por você, pedindo forças e renovação para enfrentar o dia-a-dia, confessar algo que esteja perturbando seu coração, amargura, ressentimento, ansiedade.

Quinto: Seja discreta, nunca procure chamar a atenção dos outros para si, falando alto, usando roupas que não lhe impõem respeito, sendo desagradável aos olhos de outras pessoas.

Experimente! Você irá descobrir que a verdadeira transformação está mais perto do que imagina, é só seguir os passos do Senhor Jesus!


POSTADO POR MULHERES VIRTUOSAS
http://virtuosasmulheres.blogspot.com/2009/02/o-bom-perfume.html