quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


A)  "O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ." Gálatas 3.11
A fé é indispensável a todos que doam-se ao Senhor, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6)
O que é viver pela fé?É "Perder a vida", nisto resume todas as demais definições.
Jesus disse: "... quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á." (Mt 16.25). Este é o grande segredo de viver pela fé, perder a vida por Jesus! Deixando o pecado, que afasta o homem do Senhor . (Gl 5.16-21)
Para viver pela fé é necessário colocar-se em segundo plano, oferecendo o primeiro lugar para o Senhor. (Mt 6.33) Esta forma de vida, adquiri-se no convívio diário com o Mestre, observando os seus ensinamentos, desenvolvendo a comunhão, a justiça, o amor, a santidade etc. É indispensável ser sensível ao Espírito Santo e ouví-Lo.
O viver pela fé é uma realidade tão necessária quanto alimentar-se; e não é privilégio de alguns, é dever de todos.
Disse Paulo:
"Cristo morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para simesmo... Quando alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa, ascousas antigas passaram e se fizeram novas." (2 Co 5.15, 17)
Se você já é uma nova pessoa, viva diariamente na fé em santidade e pureza e verás o que Deus faz através de um santo!
Existe aqueles que enxergam esta situação como uma grande aventura floreada e romantizada, entendem que é preciso abandonar tudo - trabalho, bens, cidade etc.- e ficar esperando confiante na graça de Deus, algo parecido com o acontecido ao profeta Elias, quando foi alimentado pelos corvos (1 Rs 17.1-7 ). É um entendimento errôneo da verdade e vontade de Deus, pois o viver pela fé é para todos, envolve as 24 horas do dia. Não é um mandamento direcionado especificamente a alguns que se acham chamados para o "ministério, obras missionárias, etc". Estes espelham-se em narrativas de homens que viveram uma situação diferente em suas vidas.
Muitos descobrem esta realidade um pouco tarde e tornam-se blasfemos, murmuradores diante do Pai.
Lembre-se: "Viver pela fé é uma questão de vida e é para todos!"

B)  "SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM, A SI MESMO SE NEGUE, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME." Mateus 16.24

Ultimamente temos visto uma onda de "conversões": nomes famosos, artistas, empresários e alguns homens ricos.
E muitos mestres estão entusiasmados com estas novas ovelhas, para não espantá-las do meio da igreja, procuram dar um jeitinho de encaixar o evangelho em suas vidas, nem que para tal seja necessário passar de forma relaxada  sobre alguns ensinamentos fundamentais do Senhor Jesus. E estas "novas ovelhas" continuam na mesma vida, fazendo as mesmas coisas, adequando a palavra do Senhor às suas vidas, quando deveria ser o contrário, adequar-se à Palavra.
Carregam orgulhosamente sobre si o rótulo de "crentes" envergonhando os verdadeiros servos e ao Senhor Jesus. São os mestres da terra que para não contrariar e correr o risco de perder um novo membro (rico ou famoso), preferem calar-se e ser conivente com a situação.
É preciso disciplinar, ensinando a Palavra Viva que é alimento de vida!
Os seguidores de Cristo, devem negar a si mesmos; abandonando o pecado e sua prática, Os costumes, profissões, aparência, etc. contrários à realidade de uma nova vida, santa e pura devem ser abandonadas.
Mestres, não aceitem a vida de pecado dos seus discípulos, disciplinem e ensinem as boas novas e a necessidade de serem imitadores do Senhor, como filhos; homens puros, retos, santos, amorosos e cheios do Espírito Santo.
Sejam fiéis ao Senhor, neguem-se, façam morrer a velha vontade e cultive a vontade do Pai em suas vidas. Amém!


Elias R. de Oliveira