sábado, 14 de agosto de 2010

Deus Pode Esquecer-Se?






PERGUNTA: "E jamais Me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades." (Heb. 10:17). Nós sabemos que Deus perdoa os pecados do Seu povo, mas será que se esquece deles?


RESPOSTA: Parece que sim. O nosso texto sugere que Ele não se lembrará dos pecados cometidos pelos Seus filhos contra Ele (Isa. 43:25). Os crentes têm sempre encontrado muito consolo neste bendito pensamento.

     Porém Deus depois insta para que nós perdoemos semelhantemente os outros, “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efé. 4:32). Isto não sugere que nós também devemos perdoar e esquecer? O leitor talvez esteja a pensar, "Mas não imagina o que eles me fizeram!" Certo, mas terá sido mais do que foi feito a Deus quando os homens crucificaram o Seu Filho? Lembre-se de que a promessa de Deus em perdoar e esquecer os pecados do Seu povo inclui também o homicídio violento do Seu amado Filho.

     Nós somos tentados a pensar, “Bem, para Deus é fácil esquecer”, mas não é verdade. Deus diz dos pecados dos descrentes: “Eu NÃO ME ESQUECEREI de TODAS as suas obras” (Amós 8:7). Como é que então este Deus, que Se lembra de tudo, Se esquece dos nossos pecados? A memória d’Ele terá um interruptor de conveniência "on/off" que Lhe facilita perdoar e esquecer? Se sim, então nós, que não temos tal interruptor, temos desculpa de não nos esquecermos quando perdoamos. Mas se Deus tivesse tal interruptor, Ele não poderia apagar o Calvário da Sua memória, ou interrogar-Se sobre porque é que o Seu Filho teve de morrer? Porém é impossível Deus esquecer-Se da Cruz, pois Apocalipse 5:6 combina com João 20:27  para revelar que o corpo ressurrecto do Senhor terá sempre as cicatrizes da Cruz, tornando impossível que Deus – ou nós -  se esqueça do Seu sacrifício pelos nossos pecados.

     Qual é então a resposta para a nossa questão? Deus pode esquecer-Se dos nossos pecados? Talvez o leitor tenha notado que nós nunca lemos que Deus Se esquecerá dos pecados do Seu povo, mas antes que Ele não Se lembrará deles. Por um acto deliberado da Sua vontade Ele escolhe actuar para connosco COMO SE tivesse-Se esquecido dos nossos pecados, tomando por base o sangue da Cruz. É assim que Ele perdoa completamente os nossos pecados. E se temos de perdoar os outros “como” Deus nos perdoou, então também temos de escolher actuar com os outros como se tivéssemos de perdoar completamente as suas transgressões contra nós como se delas nos tivéssemos esquecido – tomando também por base o sangue derramado de Cristo. Assim e só assim se pode perdoar completamente os outros – um elevado patamar espiritual, sem dúvida.

     Que Deus nos ajude a começarmos o novo dia com uma nova página limpa de “toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémia e toda a malícia” (Efé. 4:31).

http://www.iqc.pt/forum-questorio/deus-pode-esquecer-se.html