segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A importância de não olharmos o passado


Lamentações 3:19-22

A importância de não olharmos o passado

Olhar para trás e ver o que perdemos ou deixamos de realizar.

Damos mais importância ao que perdemos.

Deixamos que a nossa vida seja guiada por um sentimento de perda muito grande.

Exemplos: bom emprego, carro, casa, bens materiais, investimentos.

Sentimentos gerados: Tristeza, o sentimento de perda, de derrota, de impossibilidade, de incapacidade.

Outra conseqüência: nosso potencial fica paralisado e acabamos nos sentindo sem forças para olhar em frente e prosseguir, e até mesmo pensar em novas possibilidades.

Lamentações 3:21 "eu quero trazer a memória aquilo que me dá esperança"

Hebreus 12:2 "olhando firmemente para Jesus autor e consumador da fé"

Filipenses 3:13-14b "esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus".

LEMBRANÇAS ALENTADORAS!

Lamentações 3:19-22

O Profeta Jeremias possuía lembranças da sua vida, que provocavam dentro dele, muitas vezes, abatimento, desânimo e tristezas.

Mas o texto afirma que ele não deixava essas lembranças abatê-lo. Ele afirma: "disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim".

Permita-me sugerir-lhe pelo menos cinco lembranças que promovem a esperança e o alento!


Primeira Lembrança: O PERDÃO DE DEUS NÃO TEM FIM!

Lamentações 3:22-23: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade"

As misericórdias do Senhor não acabam, ANIME-SE!

Você não vai ouvir Deus dizendo: "eu não te perdôo"

Seu perdão não tem fim. Sua misericórdia não acaba. Podemos contar com o perdão de Deus.

Isto não traz alento para a alma?

Não traz esperança para o coração sem paz e ânimo?

Isaías 43:25-26: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar".


Segunda Lembrança: DEUS NÃO DESISTE DE MIM!

Isaías 49:15: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti".

Como sofremos com a possibilidade de alguém que amamos desistir de nós! É assim também com você?

Rejeição causa: Abandono, Solidão e Desvalorização.

Nunca, jamais Deus desistirá de mim e de você.

Não importa quais sejam as circunstâncias que cercam sua vida. Agora mesmo posso visualizar em minha mente, Deus olhando para mim e para você e afirmando: eu não desisto de ti!

Pense nisso e veja que essa lembrança lhe trará coragem e esperança para a vida!


Terceira Lembrança: O DIABO É LIMITADO!

1 João 4:4: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo".

Hoje em dia há tanta gente na mídia pregando o poder exagerado do diabo.

O diabo é limitado. Se Deus é maior do que o diabo, logo este é limitado pelo poder de Deus.

Jó é um exemplo disto. (Jó 1:12 2:6).

Mesmo quando agiu na vida de Jó, Deus usou tudo aquilo para beneficiá-lo (Jó 42:2-5).

O meu inimigo não é todo poderoso. O todo poderoso é o meu Deus!

Haja o que houver; esteja você passando pela luta que for saiba disso: você pertence a Jesus, o maior está do seu lado.

Isto não lhe dá ânimo para perseverar?

Pense nisso e permita que o Deus maior lhe dê forças para prosseguir. Não se concentre no tamanho do seu inimigo. Concentre-se no tamanho do seu Deus!


Quarta Lembrança: AS PROMESSAS DE DEUS NÃO FALHAM!

Romanos 4:21: "E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer".

Jeremias 1:12: "...porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la".

Isaías 41:10-13: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo".

Foi Ele quem prometeu! Deus cumpre o que promete. Ele é um Deus de palavra!

O calendário da minha existência e da minha família, não é cronometrado pela situação de nossa saúde ou estado emocional e sim pelo calendário de Deus!

Deixe esta lembrança alentar você!


Quinta Lembrança: DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE DE NADA!

Jó 42:2: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido".

Quantas vezes você já perdeu o controle das coisas?

O sentimento mais difícil que às vezes enfrento no ministério pastoral é a impotência.

Ou seja, não poder fazer nada - não ter o controle das circunstâncias!

Ver aqueles que amamos sofrendo, e estar impossibilitado de fazer algo, cria tantas tristezas e angústias.

Mas meu coração sofredor se alegra e recebe alento, no fato de que Deus nunca perde o controle das coisas.

Ele tem o controle de todas as doenças.

Nada escapa de suas mãos!

Eu e você, constantemente, perdemos o controle das coisas, mas Deus não!

Agora mesmo, nesta situação que envolve sua vida, o plano de Deus se mantém intacto!

Ele não perdeu o controle!

Espere um pouco mais, não desista!

Nenhum dos planos de Deus pode ser impedido! Ele pode tudo! Anime-se com estas lembranças!


Ao finalizar, incentivo você a colocar em prática este conceito de vida que aprendermos com o profeta Jeremias: Recordar aquilo que pode nos trazer esperança!


Pastor Carlos Gomes - IEP O Brasil Para Cristo em Itaquera

Nenhum comentário:

Postar um comentário